SETEMBRO AMARELO

SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo é um movimento que toca pessoas ao redor do mundo com o intuito de prevenir o suicídio. Introduzido no Brasil em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), tem a intenção de relacionar a cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de Setembro).

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio podem ser revertidos e a prevenção é o melhor método para salvar vidas. Não ter medo de falar sobre o assunto, e quebrar tabus é um caminho muito importante rumo a garantia de ajuda e atenção adequada. Com o intuito de disseminar informação acerca desta pauta, durante todo o mês de Setembro a Euromídia se compromete a divulgar informações relevantes sobre a causa em todos os seus painéis. Atingindo milhões de pessoas, pretendemos conscientizar cada vez mais a população a respeito de uma causa tão séria. 

O suicídio pode ser considerado como uma explosão de processos autodestrutivos onde, ao não conseguir lidar com seus processos internos, o paciente percebe que suas tentativas para atingir a felicidade foram em vão. Precisamos sempre ressaltar que tentativas de suicídio não são meios de se “chamar a atenção”, mas sim um pedido de ajuda. Quando o desespero chega ao estopim, tirar a própria vida para se livrar de sentimentos e memórias negativas acaba se tornando uma opção.

Alguns sinais como o isolamento, mudanças marcantes de hábitos, descuido com a aparência, piora significativa de rendimento nos estudos ou trabalho, alterações no sono e apetite, além da repetição de frases como “preferia estar morto” ou “gostaria de sumir” podem indicar tendências suicidas.

Ao suspeitar do quadro em alguém próximo, fale diretamente com a pessoa e ofereça ajuda profissional. Há pessoas e projetos que dedicam sua existência ao estudo do suicídio, assim como sua prevenção e reversão de quadro. Leigos no assunto ao oferecer ajuda como ouvinte, podem acabar piorando a situação por não saber de fato o que dizer para controlar as crises, portanto não ponha a sua saúde mental e de outrem a mercê de ondas solidárias.

 Para tratar com eficácia o suicídio é necessário o estudo e mudança de seus processos internos.Tenha empatia pelas dores de cada um e apoie o tratamento daqueles que precisam. 

LINKS ÚTEIS:

Centro de Valorização da Vida oferece atendimento 24h online ou por telefone para pacientes com crises de suicídio, além de possuir materiais de apoio para a família.

A página do movimento Setembro Amarelo traz diversas matérias e informativos sobre campanhas direcionadas a prevenção do suicídio.