Toda mulher é protagonista da sua própria história. A cada dia, diversas lutas são enfrentadas, chegando a se tornar parte da rotina na vida de cada uma. Conquistar espaço no mercado de trabalho, segurança, saúde e igualdade de direitos podem até parecer coisas mais simples quando não se é ensinada desde pequena a ser submissa perante a sociedade. No Dia da Mulher, a homenagem da Euromídia é ceder espaço para contar um pouco sobre a história de algumas personalidades que impactam milhões de vidas ao redor do mundo, ajudando a construir uma sociedade mais igualitária.

MARIE CURIE
A primeira pessoa da história a ganhar 2 prêmios Nobel foi uma mulher!
Marie Curie é a cientista que descobriu o Polônio e o Rádio, e foi premiada pela Academia Real de Ciências da Suécia com um Nobel em Física e um em Química.
Se até hoje as mulheres encontram dificuldades em se inserir na carreira científica acadêmica, você provavelmente consegue imaginar o quão difícil foi para Marie conseguir conquistar seu espaço no fim do século 19. Além disso, ela foi a primeira mulher a fazer Doutorado em toda a França.
Não é atoa que até hoje ela é considerada uma das maiores cientistas do mundo!

LAERTE
Não importa de onde você veio, com certeza – pelo menos na escola – você acabou se deparando com as icônicas tirinhas de Laerte.
O posto de uma das maiores artistas brasileiras é de uma mulher transexual que rompeu barreiras e fez da sua arte um manifesto.
Com muito humor, personalidade e um posicionamento firme, é a autora de personagens como Suriá, Deus e Lola, a Andorinha.
Laerte Coutinho é a chargista e cartunista que ocupa um espaço muito especial na nossa série Mulheres Que Inspiram o Mundo. Uma comunicadora que levou suas idéias para todos os cantos do país e que nos ensina o poder magnífico da arte.

MARIA DA PENHA
Nossa homenageada da vez é a mulher que dá nome a principal Lei Brasileira que protege e ampara as vítimas de violência doméstica.
Maria da Penha escapou 2 vezes das tentativas do marido de lhe tirar a vida e luta incansavelmente pelo direito das mulheres serem acolhidas pelo Estado.
A série Mulheres Que Inspiram o Mundo também tem o compromisso de alertar e conscientizar a todos sobre relacionamentos abusivos, afinal de contas, em briga de marido e mulher se mete a colher SIM!
A luta de Maria da Penha é uma luta de todos nós. Faça a diferença e salve uma vida! Se você conhece alguma mulher em situação de vulnerabilidade que esteja sofrendo violência doméstica ligue para o 180 e denuncie o agressor.

DANDARA
Símbolo da luta abolicionista brasileira, a guerreira e esposa de Zumbi dos Palmares precisa estar representada no Mulheres Que Inspiram o Mundo.
Líder do Quilombo dos Palmares – considerado o maior centro de resistência de escravos no Brasil – Dandara era capoeirista e aprendeu a fabricar e lutar com espadas para ampliar seu potencial na luta contra os escravagistas.
Seu nome é e sempre será lembrado quando falamos sobre resistência negra feminina no Brasil. #LuteComoUmaGarota, lute como Dandara!

MARTA VIEIRA
A maior jogadora de futebol do mundo é uma mulher brasileira!
Marta Vieira recebeu 6 vezes o título de melhor jogadora do mundo pela FIFA, um número jamais alcançado por atletas de ambos os gêneros.
A atleta alagoana conquistou corações ao redor do mundo e conquistou o título de Melhor Artilheira da Seleção Brasileira e da Copa do Mundo de Futebol Feminino e agora conquistou um espaço muito especial na nossa série Mulheres Que Inspiram o Mundo <3

VIVIANE DUARTE
Se você ainda não ouviu falar do trabalho dessa mulher incrível, é melhor se sentar, porque é uma história de emocionar qualquer um.
Viviane é CEO e fundadora do Plano Feminino, uma consultoria que orienta marcas e empresas a construírem uma narrativa mais real e responsável para as mulheres. Dentre seus clientes estão Seda, Heineken, Jeep, LinkedIn e outros nomes de peso.
Honrando sua história de vida, a Vivi criou uma extensão do seu projeto, chamado Plano Menina que auxilia jovens periféricas a se inserirem no mercado de trabalho, dando a elas uma nova perspectiva de vida e mostrando todo o seu potencial. Esta extensão já ajudou a empoderar cerca de 2.000 meninas pelo Brasil.
E se você acha que parou por aí, está muito enganado! Essa mulher é formada em Jornalismo (seu sonho, desde menina), com MBA em Marketing de Consumo e especialização em Posicionamento de Marcas.
Ah! Não dá pra deixar de mencionar que ela é a nova CEO do BuzzFeed Brasil.